NOTÍCIAS  >  NOTÍCIAS  >  Construído ponto de abeberamento alternativo a pegos do Murtigão
NOTÍCIAS

2018-12-18 15:25:52

Construído ponto de abeberamento alternativo a pegos do Murtigão

Durante os meses de verão as linhas de água tipicamente mediterrânicas sofrem uma interrupção temporária da conectividade fluvial, ficando a água retida nos denominados pegos. Estes locais são por esta altura utilizados por animais terrestres (sejam domésticos e/ou selvagens) para saciarem a sede, cuja permanência provoca quer a diminuição do volume de água disponível quer a degradação da sua qualidade (pela deposição de excrementos, assim como pisoteio do leito).
 

Num troço da ribeira do Murtigão, que atravessa a Herdade da Contenda, por altura do estio, forma-se um pego que é recorrentemente visitado por caça maior e onde é conhecida a ocorrência de saramugo.
 

Como forma de minimizar o impacte do abeberamento direto verificado naquele pego, e com isso salvaguardar a vida aquática nos meses mais quentes do ano, o LIFE Saramugo promoveu a construção de uma pequena barragem de aterro numa linha de escorrência da ribeira do Murtigão. Localizada nas imediações do pego, esta servirá assim como ponto de abeberamento alternativo para a população de veados que se deslocava àquele troço da ribeira, para beber água. Em paralelo, será feita a instalação de uma vedação elétrica em torno do pego por forma a condicionar o acesso daqueles animais à linha de água e com isso a manter e melhorar a qualidade da água, em especial, durante o estio.






 

Ao limitar-se a presença de animais de grande porte, prevê-se que esta intervenção tenha um impacto positivo a curto-médio prazo na qualidade do habitat aquático no pego, e que contribua para a sobrevivência do saramugo e dos organismos aquáticos que dependem das condições que se verifiquem nestes pequenos “oásis”.

Top