Início  >  Projeto  >  Contexto
Contexto

A Comissão Europeia aprovou o Projeto LIFE+ "Conservação do Saramugo (Anaecypris hispanica) na Bacia do Guadiana (Portugal)" (LIFE13 NAT/PT/000786), cujo acrónimo é LIFE Saramugo, coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e que conta com a parceria de instituições públicas e privadas, designadamente a Universidade de Évora (UÉvora), o Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a empresa Aqualogus – Engenharia e Ambiente, Lda.

O Projeto LIFE Saramugo visa a conservação das populações de saramugo em 3 sub-bacias do rio Guadiana (Xévora, Ardila e Vascão), com o intuito de salvaguardar a sobrevivência desta espécie, esperando-se que com este projeto se reduza drasticamente a tendência de declínio da população de saramugo que se tem verificado até agora.

Este projeto é financiado a 50% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia, tendo um orçamento global de cerca de um milhão e meio de euros. O Projeto LIFE Saramugo será implementado nos Sítios de Importância Comunitário (SIC) do Guadiana, de Moura/Barrancos e São Mamede da Rede Natura 2000 e terá a duração de 3,5 anos, entre Julho de 2014 e Janeiro de 2018.

Pretende-se igualmente que este projeto possa ser um catalisador decisivo para a conservação a longo prazo desta espécie tão ameaçada e representa também um importante contributo para a implementação da Rede Natura 2000 (Rede Europeia de Espaços Naturais).

 

 

Conheça o saramugo
Saramugo (© Carlos Carrapato) Anaecypris hispanica (© Carlos Carrapato) Saramugo (© Carlos Carrapato) Anaecypris hispanica (© Carlos Carrapato) Saramugo (© Carlos Carrapato)
Top