NOTÍCIAS  >  NOTÍCIAS  >  LIFE Saramugo apresenta medida de retenção de espécies exóticas
NOTÍCIAS

2019-02-19 17:35:16

LIFE Saramugo apresenta medida de retenção de espécies exóticas

No dia 8 de fevereiro, a equipa do Projeto LIFE Saramugo dinamizou uma atividade no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas com o objetivo de dar a conhecer uma medida de gestão concreta implementada no terreno por forma a minimizar uma das ameaças a que o saramugo está sujeito.



Uma das ameaças à conservação do saramugo é a introdução e expansão das espécies piscicolas não autóctones (como o achigã, o chanchito e a perca-sol), que originam situações de competição (alimentar ou espacial) e predação sobre as posturas, juvenis ou adultos. Para além de serem um dos principais pontos de proliferação destas espécies, os sistemas lênticos artificiais (como as barragens) promovem a sua dispersão nos habitats naturais quando ocorrem descargas, pondo em causa o equilíbrio do ecossistema e sobrevivência de peixes nativos (como o saramugo).

Para minimizar o impacte desta ameaça, foram desenvolvidos no âmbito do Projeto LIFE Saramugo dois dispositivos que visam minimizar o aporte de espécies exóticas de barragens de pequena e média dimensão para linhas de água naturais afluentes da Ribeira do Vascão (que alberga uma das populações de saramugo mais bem preservadas) que está classificada como Sitio Ramsar, desde Dezembro de 2012.

A atividade de dia 8 deu a conhecer os dois dispositivos de retenção de espécies piscícolas exóticas instalados em duas barragens, permitiu também partilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas. Esta atividade contou com mais de uma dezena de participantes entre os quais representantes da APA, DRAP-Algarve, ICNF, Somincor e Coopessego.

 

A provarem-se eficazes, após monitorização dos dispositivos, esta medida constitui-se replicável e capaz de ser aplicada no descarregador de outras barragens para minimizar o aporte de espécies exóticas para rios e ribeiras naturais.

Top