NOTÍCIAS  >  NOTÍCIAS  >  LIFE Saramugo concretiza melhoria do habitat no Vascão
NOTÍCIAS

2016-10-24 17:24:55

LIFE Saramugo concretiza melhoria do habitat no Vascão

O Projeto LIFE Saramugo iniciou a primeira fase de desassoreamento na Ribeira do Vascão com vista a melhorar o habitat do saramugo. Esta obra, que decorreu no mês de outubro, consistiu na extração de sedimento do leito da ribeira, de modo a aumentar o volume de água disponível para a fauna piscícola.
 




As ribeiras mediterrânicas do sul do País, durante o estio perdem a sua conectividade fluvial e a água fica restrita a pegos, isto é bolsas de água, de tamanho variável, imprescindíveis para a sobrevivência da biodiversidade aquática, que se refugia nestes resquícios da ribeira que mantém água.

A diminuição do volume de água disponível nestes pegos, através do assoreamento do leito das ribeiras, representa uma séria ameaça à conservação do saramugo. Para além da óbvia diminuição do volume de água, há também um aumento de sedimentos finos que favorece a proliferação de espécies exóticas, outra das ameaças à conservação do saramugo e outras espécies nativas.

A obra decorreu a montante de um antigo açude, onde se verifica um agravamento da normal deposição de sedimentos no leito, e envolveu o auxílio de maquinaria pesada para a remoção de 1050m3 o equivalente a 1850 toneladas de material.


Prevê-se, numa segunda fase, nos próximos meses chuvosos, realizar um adensamento da galeria ribeirinha através da plantação de vegetação autóctone, para reforçar a estabilidade das margens, e aumentar o ensombramento do pego e abrigos disponíveis para a fauna piscícola nativa. Espera-se para o ano, após o inverno, aferir o sucesso desta intervenção.

A colaboração da União de Freguesias de S. Miguel do Pinheiro, S. Pedro de Sólis e S. Sebastião dos Carros, dos proprietários e dos operadores de máquinas foi essencial para a concretização desta obra, que muito se agradece.




 

 

Top