Início  >  Projeto  >  Progresso do Projeto
Progresso do Projeto

A1 - Elaboração do SIG para cartografia de base

Compilação de informação administrativa disponível online, rede de pontos de amostragem e ocorrência de Saramugo recolhida no âmbito do projeto LIFE 97; Requisição de informação de ameaças compilada no âmbito do Plano de Ação do Saramugo; Digitalização de elementos relevantes; Recolha de informação de ocorrência, abundância e ameaças da espécie no âmbito da Ação A3.

A2 - Preparação de Protocolos de Colaboração e licenciamentos

Criada uma minuta geral para os protocolos e levantadas todas as situações de conflito possíveis para prever nos protocolos. Revisão jurídica dos protocolos em curso.

A3 – Atualização da situação populacional de saramugo e das ameaças na bacia do Guadiana

Amostragem de 45 pontos na bacia do Guadiana entre Março e Junho de 2015, com recurso a pesca elétrica, nas sub-bacias do Caia, Xévora, Degebe, Carreiras, Lucefecit, Álamo, Ardila, Carreiras, Chança, Vascão, Foupana e Odeleite. Análise de dados para distribuição e abundancia de saramugo, estado das comunidades piscícolas, valor de conservação, fatores de ameaça.
 

Relatório técnico de 2015 concluído em Janeiro de 2016.
 

A4 – Estudo sobre o impacte de Alburno nas populações de saramugo

60 locais amostrados e analisados na Primavera de 2015 para presença/ausência de alburno. Amostragens direcionadas ao habitat em 8 locais com Alburno (Caia, Xévora, Azambuja e Vascão) e 6 locais com Saramugo (Chança, Vascão, Foupana e Odeleite). Análise da dados.
Ensaios realizados em condições controladas de Interação entre bordalo x alburno e bordalo x saramugo. Observação direta e registo vídeo. Análise de dados.
Ensaios laboratoriais para avaliação do potencial predatório de alburno, barbos e bogas sobre larvas de espécies exóticas. Captura de alburnos para análise de conteúdos estomacais, considerando as diferentes classes de dimensão identificadas. Análise de dados.
Ensaios de fertilização natural em 4 tanques do PNVG com cardumes de saramugo x alburno x bordalo. Tentativa de fertilização ex-situ utilizando ovos de saramugo x esperma de alburno e monitorização de 2 amostras em condições controladas.
 

A5 – Estudo de mecanismo de controlo de dispersão do Alburno

Ensaios relativamente à capacidade de salto na transposição de obstáculos físicos tridimensionais, reação a campos elétricos e velocidade natatória em condições experimentais em laboratório.
 

C1 -Remoção de espécies exóticas
 

Realizadas até ao momento 124 ações de remoção de espécies piscícolas exóticas da Ribeira do Vascão.
 

C2 - Minimizar o impacto do gado nas linhas de água
 

Foram efetuados contatos com produtores agropecuários para aferir as intervenções previstas e iniciar os procedimentos para os Protocolos de Colaboração necessários.
 

C3 - Reabilitação do meio aquático e requalificação hidromorfológica

A avaliar locais para possível implementação das medidas.

C4 – Demonstração de barreira à progressão ao alburno

A avaliar locais para possível implementação das medidas.

C5 – Demonstração de dispositivo de remoção automática de espécies exóticas

A selecionar açudes para intervencionar.

C6 - Implementação de uma Rede de Custódia da Natureza

O documento que estabelece as bases da rede de custódia está a ser concluído.

E1 – Logotipo e linha editorial

Concluído em Junho de 2015.

E2 – Desenvolvimento do website do Projeto

Concluído em Janeiro de 2016.

E3 – Produção de materiais de comunicação e sensibilização

Produção de pens personalizadas com Saramugo; Elaboração do Boletim Informativo do projeto; Conceção geral do folheto e elaboração de conteúdos para o folheto; Conceção geral do jogo da glória e adjudicação de designer. Orçamentação de todos os materiais previstos. 
 

E4 – Atividades de Educação Ambiental com as escolas

Elaboração de vários materiais didáticos como modelos de saramugo para decorar, Puzzles e imagens para pintar, imagens para Jogo da Memória, imagens em cartolina sobre o habitat e as ameaças do Saramugo, apresentação de imagens para projetar.
Ações de Educação Ambiental (gincanas e Quizz) com escolas de Castro Verde no CEAVG; Ações de Educação Ambiental com ALSUD (Mértola), ART e GPS (Castro Verde) em ambiente de trabalho no âmbito da remoção de exóticas.

Ano letivo 2015-2016 foram visitadas cerca de 14 escolas dos Concelhos de Arronches, Moura, Barrancos, Mértola, Almodôvar e Alcoutim que participaram nas atividades de educação ambiental do Projeto LIFE Saramugo, envolvendo um total de 42 turmas e 697 alunos.

E5 – Atividades de promoção e sensibilização ambiental

Em 2015, 2 iniciativas de sensibilização no âmbito do Festival Terras Sem Sombra (Almodôvar e Moura). 1 Aula sobre o Projeto LIFE Saramugo na Universidade Sénior de Castrense.
Sensibilização de cerca de 120 participantes nas atividades de Verão (Voluntariado Nacional, Ciência Viva, Voluntariado Europeu para a água). 

E7 – Campanha para sensibilização para pescadores e produtores agró-pecuários

1ª Reunião para definir estratégias a adotar, em Mértola, com LPN e ICNF. Carta enviada para cinco associações de pesca desportiva.

E8 – Seminário e Workshop

Foi realizado o workshop “Métodos de controlo de espécies piscícolas exóticas”, que decorreu em Mértola, em Fevereiro de 2015.

E9 – Promover Grupo de trabalho multidisciplinar para melhorar a fiscalização

Reunião com o ICNF a 1 de Junho de 2015. Foi criada uma tabela com as ameaças passiveis de serem fiscalizadas. 1ª reunião com ARH Algarve e Alentejo.

E10 – Informação aos meios de comunicação Social.

11 Notícias na Newsletter da LPN (replicadas no Facebook da LPN e do Projeto). 1 Notícia na Revista Domingo do Correio da Manhã a respeito da campanha de voluntários. 1 Noticia na newsletter do Programa LIFE. 2 Notícias na revista Wilder. 2 Noticias na rádio Pax Beja a respeito do Projeto, 1 Notícia na rádio Castrense a respeito da campanha de voluntários e 1 Noticia na rádio TSF a respeito do Projeto.

E14 – Valorização de espaços de lazer em habitats ribeirinhos

A avaliar locais para possível implementação das medidas.

Sessões de divulgação e sensibilização
FTSS 2015 Remoção de exóticas Envolvimento da população Sensibilização in-situ Envolvimento da população
Top