Início  > 
Sabia que?
Sabia que...

O achigã (Micropterus salmoides), é uma espécie originária da América do Norte, foi oficialmente introduzido para desenvolver a pesca desportiva no sul do país em 1952. Inicialmente foi introduzido na bacia hidrográfica do Sado, e de seguida em Coruche (Tejo) e tornou-se comum no Rio Guadiana a partir da década de 60. O achigã é uma espécie predadora.



 

 
Sabia que...

A perca-sol (Lepomis gibbosus), é uma espécie nativa da América do Norte, chegou a Portugal em 1978. O 1º registo Ibérico ocorreu no Lago de Banyoles (Girona) há aproximadamente 100 anos. Atualmente ocorre em todo o país de norte a sul, possui uma elevada capacidade de adaptação, facilitando a colonização de diferentes habitats.
 

 

 

Sabia que...

No final do século passado o saramugo estava referenciado para as sub-bacias do Álamo, Ardila (rio Ardila e ribeiras da Múrtega, Safareja e Murtigão), Caia (a montante da barragem), Carreiras, Chança (a montante da barragem), Degebe (ribeiras da Pardiela e Pecena), Foupana, Odeleite (a montante da barragem), Vascão e Xévora. Atualmente assiste-se a uma situação de pré-extinção no Alto Guadiana (rios Caia, Xévora, Degebe e Alámo) e de redução significativa na área de distribuição no Baixo Guadiana.

 


[gráfico retirado do Plano de Ação do saramugo]
 

 
Sabia que...

O saramugo está classificado pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (LVVP) com o estatuto: “Criticamente em perigo (CR)” à semelhança do Lince-ibérico e da Águia-imperial-ibérica.


 

 
Sabia que...

O saramugo é o peixe de água doce mais pequeno de Portugal? atingindo no máximo 7cm de comprimento.

Conheça o saramugo
Saramugo (© Carlos Carrapato) Anaecypris hispanica (© Carlos Carrapato) Saramugo (© Carlos Carrapato) Anaecypris hispanica (© Carlos Carrapato) Saramugo (© Carlos Carrapato)
Top