Início  > 
Sabia que?
Sabia que...

Um estudo recente confirmou que os chanchitos (Australoheros facetus) detetados em Portugal são descendentes de indivíduos originários do Rio Uruguai (Argentina)?

Em 1940,este peixe sul americano foi capturado pela primeira vez junto ao posto aquícola da Praia de Mira (Rio Vouga), não tendo sido mais detetado neste local nem na bacia hidrográfica. Só na década de 60 é que foi novamente encontrado no rio Ardila (Rio Guadiana) em Moura, sendo agora comum nas bacias hidrográficas do Arade, Guadiana e Sado.
 

O chanchito é uma espécie ornamental muito territorial e agressiva (aspeto notório na proteção aos ninhos e descendência), sendo que o padrão de coloração muda com a sua dominância. Esta característica deu origem ao nome inglês de “Chameleon cichlid” – Ciclídeo camaleão.

 



 
 
Sabia que...

O achigã (Micropterus salmoides), é uma espécie originária da América do Norte, foi oficialmente introduzido para desenvolver a pesca desportiva no sul do país em 1952. Inicialmente foi introduzido na bacia hidrográfica do Sado, e de seguida em Coruche (Tejo) e tornou-se comum no Rio Guadiana a partir da década de 60. O achigã é uma espécie predadora.



 

 
Sabia que...

A perca-sol (Lepomis gibbosus), é uma espécie nativa da América do Norte, chegou a Portugal em 1978. O 1º registo Ibérico ocorreu no Lago de Banyoles (Girona) há aproximadamente 100 anos. Atualmente ocorre em todo o país de norte a sul, possui uma elevada capacidade de adaptação, facilitando a colonização de diferentes habitats.
 

 

 

Sabia que...

No final do século passado o saramugo estava referenciado para as sub-bacias do Álamo, Ardila (rio Ardila e ribeiras da Múrtega, Safareja e Murtigão), Caia (a montante da barragem), Carreiras, Chança (a montante da barragem), Degebe (ribeiras da Pardiela e Pecena), Foupana, Odeleite (a montante da barragem), Vascão e Xévora. Atualmente assiste-se a uma situação de pré-extinção no Alto Guadiana (rios Caia, Xévora, Degebe e Alámo) e de redução significativa na área de distribuição no Baixo Guadiana.

 


[gráfico retirado do Plano de Ação do saramugo]
 

 
Sabia que...

O saramugo está classificado pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (LVVP) com o estatuto: “Criticamente em perigo (CR)” à semelhança do Lince-ibérico e da Águia-imperial-ibérica.


 

 
Sabia que...

O saramugo é o peixe de água doce mais pequeno de Portugal? atingindo no máximo 7cm de comprimento.

Conheça o saramugo
Saramugo (© Carlos Carrapato) Anaecypris hispanica (© Carlos Carrapato) Saramugo (© Carlos Carrapato) Anaecypris hispanica (© Carlos Carrapato) Saramugo (© Carlos Carrapato)
Top