No passado dia 9 de Julho de 2015 realizou-se em Castro Verde a primeira reunião com a Comissão de Acompanhamento Técnico-Científica (CATC) do projeto LIFE Saramugo. Após um ano de projeto a comissão avaliou a evolução de três ações preparatórias do projeto LIFE Saramugo: a atualização da situação populacional do saramugo, o estudo sobre o impacte do alburno nas populações de saramugo e o estudo de mecanismos de controlo e dispersão do alburno por forma a avaliar o seu progresso, identificar dificuldades e sugerir eventuais acertos.
A reunião contou com a experiência de diversos especialistas de diferentes áreas e entidades, desde faculdades e centros de investigação científica (ISA, ISPA, MARE e FCUL), uma organização não-governamental (QUERCUS) e ainda entidades estatais (APA-ARH, CNA).
Os contributos da CATC foram importantes para limar pequenos detalhes de ações que estão a decorrer e assegurar a fundamentação técnico-científica para implementação das Ações de gestão do projeto. Foi também feita a partilha de experiências de outros projetos e estudos para enriquecer o leque de soluções que a atual equipa do LIFE Saramugo poderá aplicar aos constrangimentos com que se deparar.
Até ao final do projeto estão previstas mais duas reuniões com a CATC assegurando a boa implementação das ações por forma a garantir a validade técnico-científica das opções adotadas.
A ciência, a técnica e a experiência aliadas com o objetivo de proteger e conservar o pequeno saramugo.