O saramugo (Anaecypris hispanica) é uma das espécies piscícolas de água doce mais ameaçada do nosso país e da Península Ibérica.
Esta espécie está classificada como “Em perigo” à escala glogal e “Criticamente em perigo” a nível nacional, estatuto esse que partilha com espécies como o Lince-ibérico e a Águia-imperial.
A necessidade de conservar o saramugo não se prende apenas com o saramugo. Quando uma espécie, muito específica de um determinado habitat, se encontra ameaçada representa que todo o habitat está em perigo, incluindo muitas outras espécies e, quando a maioria dos fatores que estão na base dessa ameaça são de origem humana então temos a responsabilidade de tentar corrigir esses fatores.
Ao intervirmos na conservação do saramugo, nos fatores de ameaça e no seu habitat estamos a melhorar todo o ecossistema.
Fique a conhecer as 13 espécies de peixes não nativos que habitam a fração portuguesa da bacia hidrográfica do rio Guadiana!
Na semana passada foram instalados painéis informativos sobre as atividades de conservação da natureza dos Projetos LIFE Saramugo e Imperial em Safara.