No Verão passado o Projeto LIFE Saramugo lançou uma campanha nacional de voluntariado para remoção de espécies piscícolas exóticas, na qual foi possível contar com o apoio de muitos voluntários de todos os pontos do país e ainda com o apoio de duas instituições de apoio a jovens em risco de Castro Verde: a ART (Associação de Respostas Terapêuticas) e o GPS (Gerar, Percorrer e Socializar).
Nos passados dias 26 de Novembro e 7 de Dezembro, a equipa do Projeto LIFE Saramugo foi ao encontro dos jovens que nos acompanharam durante todo o Verão, uma vez por semana, visitando mais uma vez as suas instalações.
Antes da entrega dos diplomas fez-se uma breve apresentação do projeto com algumas fotografias tiradas durante as atividades, recordando o trabalho efetuado mas também o ambiente descontraído que caracterizou toda a temporada. Seguiu-se uma entrega simbólica de diplomas como forma de agradecimento e reconhecimento público pela sua contribuição na ação de remoção de exóticas de 2015 e na conservação do saramugo.
Durante o convívio com os 55 jovens de ambas as instituições, foi possível constatar que muitos dos conhecimentos transmitidos durante o Verão tinham sido adquiridos e que estavam ainda muito presentes entre o grupo.
No final ficou a intenção de retomar esta parceria para o próximo ano, que demonstrou ser benéfica tanto para estes jovens como para a conservação do saramugo.
Uma vez mais o nosso sincero obrigado!