NOTÍCIAS  >  NOTÍCIAS  >  LIFE Saramugo promove Workshop sobre o controlo de espécies exóticas
NOTÍCIAS

2015-02-20 11:25:24

LIFE Saramugo promove Workshop sobre o controlo de espécies exóticas

O Workshop “Métodos de controlo de espécies piscícolas exóticas”, teve como objetivo a partilha de informação e soluções já implementadas para efectuar o controlo de peixes exóticos ou para impedir a sua progressão.

A dispersão de espécies exóticas constitui uma ameaça para a fauna piscícola nativa, nomeadamente para o ameaçado saramugo. Em Portugal as soluções aplicadas até à data são muito reduzidas, circunscrevendo-se à remoção manual. Na Europa, nomeadamente em Espanha, algumas das soluções aplicadas recorrem ao uso de químicos, como a rotenona.

Para melhorar o conhecimento existente nas diferentes técnicas de controlo de espécies piscícolas exóticas, este Workshop contou com a participação de dois especialistas norte-americanos (Peter Sorensen e Michael Hoff) e um britânico (David Lambert), que partilharam a sua experiência e conhecimento sobre diferentes espécies exóticas e diferentes mecanismos de controlo que já foram testados e implementados noutros locais no mundo (barreiras físicas, comportamentais, hormonais).

Este Workshop mostrou como é importante ter um conhecimento aprofundado da biologia e conhecimento das diferentes espécies para assegurar uma adequada eficácia das barreiras. Foi também possível debater as diferentes vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de medidas que podem ser implementados e a sua aplicabilidade em rios temporários como é o caso dos tributários do Rio Guadiana.

Neste Workshop estiveram presentes técnicos de diferentes entidades governamentais e privadas portuguesas envolvidas na gestão dos recursos hídricos e da fauna piscícola.

Top