No passado dia 7 de junho, o Projeto LIFE Saramugo marcou novamente presença no Festival Terras Sem Sombra.
Esta atividade contou com a presença de mais de 100 participantes reunidos na Herdade da Contenda, localizada entre Barrancos e Moura, onde vários especialistas deram a conhecer um pouco mais da história deste território.
O culminar da atividade deu-se nas margens da Ribeira do Murtigão onde a equipa do LIFE Saramugo, deu a conhecer o projeto e falou sobre a importância deste pequeno peixe ameaçado, quais as principais intervenções planeadas e ainda quais as principais ameaças a que este pequeno ciprinídeo está sujeito.
Por forma a incluir elementos práticos foram exemplificadas 2 metodologias de pesca:
- A pesca elétrica, aplicada na prospeção da ictiofauna (fauna piscícola) com o objectivo de avaliar a distribuição e a abundância de Saramugo;
- A pesca de cerco que é utilizada no estio para remoção de espécies piscícolas exóticas.
Uma vez que a data e o local desta atividade coincidiu com o período e um dos locais de reprodução de saramugo, as técnicas de pesca foram exemplificadas sem entrar na água de modo a evitar a destruição de posturas ou larvas de Saramugo ou outras espécies autóctones.
Foi de salutar a interação entre técnicos e público, num clima de aprendizagem mútua, que enriqueceu esta atividade dando a oportunidade de esclarecer dúvidas específicas e outras mais comuns.