NOTÍCIAS  >  NOTÍCIAS  >  Pelas Margens do Vascão no arranque do Festival Terras Sem Sombra
NOTÍCIAS

2015-03-27 11:31:00

Pelas Margens do Vascão no arranque do Festival Terras Sem Sombra

No passado dia 15 de Março, em Almodôvar, deu-se início a mais uma edição das Ações da Biodiversidade no âmbito do Festival Terras Sem Sombra.

A LPN, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e em parceria com a Câmara Municipal de Almodôvar (CMADV), efetuou a atividade “Pelas Margens do Vascão”.

Esta iniciativa teve como pano de fundo as intervenções doProjeto LIFE Saramugo - Conservação do Saramugo (Anaecypris hispanica) na Bacia do Guadiana (Portugal).
Nesta primaveril manhã de domingo, realizou-se um passeio de 1km junto à Ribeira do Vascão, onde se efetuou a plantação de espécies de flora autóctone (Freixo, Salgueiro-preto e Loendro) e de uma sessão de pesca para ficar a conhecer de perto os peixes desta Ribeira.

Já no final houve ainda tempo para um picnic, gentilmente oferecido pela CMADV, e uma conversa com os participantes.

Esta atividade contou com a participação entusiasta de aproximadamente 30 pessoas de várias faixas etárias, incluindo os artistas que na véspera atuaram no Festival Terras sem Sombras.
Foi possível mostrar algumas das espécies da flora e fauna nativa e exótica que habitam a Ribeira do Vascão, com o objetivo de sensibilizar o público para a problemática da conservação do saramugo e outras espécies de peixes de água-doce nativos.

A ribeira do Vascão, classificada como Rede Natura 2000 (Sítio de Importância Comunitário do Guadiana) e como Sítio Ramsar (Convenção Internacional para a Proteção das Zonas Húmidas), é atualmente a principal área de ocorrência de saramugo em Portugal.

Top