Início  >  Projeto  >  Ações do Projeto  >  Ações concretas  >  Ação C3
Ação C3

Reabilitação do meio aquático e requalificação hidromorfológica

Pretendemos a melhoria das condições do habitat para o Saramugo nas áreas da área de intervenção onde se assiste a problemas de integridade e adequabilidade do habitat para a espécie. Esta ação deve ser sempre entendida como fazendo parte de uma estratégia mais ampla de aumento das condições de habitabilidade para a espécie nos seus meios naturais de ocorrência tradicional.

As tipologias de intervenções a efetuar poderão dividir-se em dois conjuntos de trabalhos: desassoreamento de pegos e recuperação da vegetação ribeirinha:

Pretende-se desassorear 2 pegos, procedendo-se à retirada de materiais finos (que são desadequados para o Saramugo) aumentado o volume disponível em cada pego, possibilitando que maior quantidade de água aí permaneça nos meses de Verão.

Relativamente à recuperação da vegetação ribeirinha, prevê-se intervir em 4 km seguindo duas linhas de ação:

1- Combate a manchas dominadas por vegetação exótica e invasora (cana) e consequente renaturalização da vegetação das linhas de água.

2- Adensamento e diversificação dos estratos vegetais (herbáceo, arbustivo e arbóreo) das galerias ripícolas onde estas apresentem sinais de degradação.

A aplicação conjunta destas duas linhas de ação permitirá melhorar a qualidade do habitat em termos tróficos e de abrigo para o Saramugo. Terá também efeitos adicionais em termos de ensombramento (minimizando a evapotranspiração) e de criação de micro-habitats nos enraizamentos adequados para abrigo do Saramugo.


Para mais informações sobre o desenrolar desta Ação consulte esta notícia e esta.

Top