Início  >  Projeto  >  Equipa do Projeto  >  Aqualogus
Aqualogus
Paulo Pinheiro
Engenheiro Florestal

Licenciado em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia em 2001 e Mestre em Gestão de Recursos Naturais, pela mesma Instituição em 2004.

Durante oito anos foi Bolseiro de investigação e/ou colaborador em diversos estudos e projetos que decorreram no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, que tiveram especial enfoque na gestão dos ecossistemas aquáticos, particularmente no estudo da ecologia das comunidades piscícolas, na aferição do estado ecológico e na avaliação de medidas mitigadoras dos impactes resultantes da edificação de obras hidráulicas.

Entre os estudos em que trabalhou realce para a participação no projeto AQUARIPORT – Avaliação da qualidade ecológica de rios portugueses com base nas comunidades piscícolas–, nos trabalhos de implementação da Directiva Quadro da Água às massas de água dos tipos rios e albufeiras de Portugal Continental e na avaliação da “Ecohidráulica de passagens para peixes em pequenas obras fluviais transversais”.

É colaborador permanente da AQUALOGUS desde 2010, onde tem vindo, quer integrando equipas de projeto, quer coordenando diversos estudos, a trabalhar essencialmente com comunidades faunísticas dulçaquícolas, na implementação de programas de monitorizações para avaliação do Estado Ecológico, no estabelecimento de Regime de Caudais Ecológicos e no Planeamento de Recursos Hídricos.

Contacto: ppinheiro[arroba]aqualogus.pt


 

João Almeida
Biólogo

Licenciado em Biologia (Recursos Faunísticos e Ambiente) em 1995, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Mestre em gestão de Recursos Biológicos em 2000, pela Universidade de Évora.

Iniciou a sua atividade profissional na área da ornitologia tendo, desde sempre, trabalhado em ecologia de sistemas mediterrânicos, designadamente no Alentejo. Durante 13 anos foi colaborador da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva), tendo iniciado esse percurso centrando-se na mitigação dos impactes das albufeiras de Alqueva e Pedrógão sobre a fauna e flora silvestres do vale do Guadiana.

Posteriormente veio a ser responsável pela direção de todos os procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental das diversas componentes do sistema de rega do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Esta experiência permitiu reforçar e cimentar uma ligação profissional aos meios dulçaquícolas do sul de Portugal e aos diversos aspetos da ecologia destes sistemas.

Desde 2009 trabalha da AQUALOGUS, Engenharia e Ambiente, onde assume o papel de Diretor Comercial de Ambiente. Integra ainda equipas de projeto e coordena estudos, essencialmente com foco no interface entre o projeto de engenharia e os aspetos e preocupações ambientais, muito particularmente ao nível dos ecossistemas de água doce e ribeirinhos.

Contacto: jalmeida[arroba]aqualogus.pt


 

Filipa Reis
Engenheira do Ambiente

Licenciada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, em 1999. A sua atividade profissional teve início com um estudo de avaliação da eficácia de passagens para peixes em pequenos aproveitamentos hidroelétricos, tendo, desde então, o seu percurso mantido muito ligado aos aspetos ambientais das obras hidráulicas.

É colaboradora permanente da AQUALOGUS desde 2001, sendo, desde 2006, Responsável pelo Sector de Avaliação e Acompanhamento Ambiental da empresa.

Tem desenvolvido a sua atividade na área dos estudos de avaliação ambiental e da monitorização ambiental, no âmbito da avaliação e pós-avaliação de impactes ambientais de obras hidroagrícolas, hidrelétricas e de abastecimento.

Destacam-se ainda os seus trabalhos na área da eco-hidráulica, definição de regimes de caudais de manutenção ecológica, qualidade da água e sua modelação (em sistemas lóticos e lênticos) e acompanhamento de obras, em particular na área das infraestruturas hidráulicas.


 

Pedro Marques
Engenheiro Civil

Licenciado em Engenharia Civil (Hidráulica e Recursos Hídricos) pelo Instituto Superior Técnico, em 1996. É colaborador permanente da AQUALOGUS desde 1997, sendo, desde 2003, responsável pelaProdução.

Tem desenvolvido a sua atividade essencialmente no domínio das obras hidráulicas, em especial das barragens, outras obras fluviais, aproveitamentos hidroagrícolas e aproveitamentos hidroelétricos.

Coordenador de inúmeros estudos e projetos no domínio da eco-hidráulica, em projetos de dispositivos de transposição piscícolas, destacando-se a coordenação do projeto de restabelecimento da conectividade fluvial, através da implementação de passagens para peixes em seis açudes do rio Mondego.

 

Top